o que é
Espondilolistese
A espondilolistese ocorre quando uma vértebra, que é um dos ossos que compõem a coluna vertebral, desliza para frente em relação à vértebra abaixo dela.
Esta condição pode acontecer devido a uma variedade de razões, mas geralmente está relacionado a problemas nos pequenos ossos da coluna, chamados de processos articulares, que ficam nas partes de trás da coluna.
conheça os
Sintomas
Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:
Os principais sintomas são:
- Dor nas costas leve ou intensa;
- Rigidez na coluna;
- Sensação de fraqueza ou dormência nas pernas;
- Dificuldade em caminhar ou se movimentar normalmente.
qual é o
Tratamento Ideal
Pode ser dividido em tratamento conservador e tratamento cirúrgico / intervencionista.
Tratamento Conservador:
Pode ser utilizado nos casos em que há um bom controle da dor e pouca limitação as atividades diárias. Consiste no uso de analgésicos e reabilitação, e podem melhorar a dor e a mobilidade em alguns casos. Entretanto, esse tipo de tratamento, em muitos casos, não consegue impedir a progressão natural da espondilolistese.
Tratamento Cirúrgico:
Se destina as pessoas que tenham algum grau de limitação as atividades diárias, alterações neurológicas promovidas pela compressão neurológica, dor moderada/intensa e refratária aos demais tratamentos ou falha do tratamento conservador.
Podemos dividir os tratamentos intervencionistas em basicamente 3 modalidades:
- Procedimentos intervencionistas para controle da dor
- Procedimentos de descompressão neurológica
-
Procedimentos de estabilização das vértebras
Nossos especialistas prezam pelo tratamento personalizado de acordo com suas necessidades e limitações. Por isso, é muito importante agendar uma consulta para que juntos, possamos encontrar o melhor caminho para você!